sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Nasdaq-Bolsa de Valores Eletronica

 A NASDAQ, Bolsa de Valores Eletronica dos USA, foi criada em fevereiro de 1971, sendo a primeira Bolsa de Valores Eletronica do Pais.No inicio era simplesmente um informativo dos precos de compra e venda da acoes listadas e comercializadas.Atuando desta forma, nao era popular entre os operadores, pois ao tornar publico os precos no pregao,os operadores perdiam competitividade no SPREAD(diferenca entre compra e venda) afetando suas comissoes.
Com a queda da bolsa em 1987(crash) aonde os investidores nao conseguiam contato por telefone com seus "operadores",
a NASDAQ  desenvolveu o sistema eletronico (computadores) de compra e venda de acoes sem precisar da presenca fisica do intermediario (operador).Sucesso imediato.
Em 1998 fundiu suas operacoes com a American Stock Exchange (Segunda maior Bolsa de Valores dos USA) e formaram a NASDAQ-AMEX MARKET GROUP e no inicio do seculo XXI tornou-se a maior Bolsa de Valores Eletronica do mundo.Em 2007 comprou por U$ 652 milhoes a  PHILADELPHIA STOCK EXCHANGE,que vem a ser a mais antiga Bolsa de Valores dos USA,operando desde 1790.

A NASDAQ  comercializa diariamente , papeis(acoes) de 2.803 companias.
A sede  esta localizada no coracao do TIME SQUARE,no mesmo edificio que abriga a CONDE NAST,gigante publicitario que edita a VOGUE, VANITY FAIR e dezenas de outras publicacoes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário