domingo, 7 de novembro de 2010

NYC Marathon 2010

 A primeira Maratona de NYC, foi realizada em 1970.Teve 127 corredores e somente 55 terminaram o percurso que foi todo realizado dentro do Central Park.Cada corredor pagou U$ 1.00. Bem diferente de hoje,que custa U$ 156.00 se for socio do NYRR, U$ 196.00 se for Americano, U$ 281.00 para estrangeiros.  O registro para competir, demanda uma serie de exigencias. O corredor tem de ter competido anteriormente em Maratonas ou Mini Maratonas, tambem pode conseguir, se for associado de algum clube de competicoes de corridas, enfim nao consegue-se inscrever pelo simples desejo de competir.Tem de qualificar-se.


 2010 esta tendo um total de 45.000 corredores. O trajeto inicia-se em Staten Island, passa pelo Brooklyn, Queens, Bronx e entra em Manhattan na parte norte/leste da ilha, descendo a Quinta avenida ate a Rua 59( Central Park South), vai ate o Columbus Circle e adentra o Central Park finalizando na Rua 66 com a Central Park West, ao lado do famoso restaurante Tavern on the Green.
Este local aonde me posicionei(Central Park South), fica a 800 metros da linha de chegada . Hoje a temperatura pela manha, estava em torno de Zero grau Celsius, razao esta que me impediu de estar melhor localizado.
A largada se faz em etapas, Primeiro os deficientes fisicos( Cadeirantes) entao as Mulheres e finalmente os Homems.Cada corredor, tem um "chip" implantado no tenis, e dentro do percurso, tem varios "tapetes Eletronicos" que registra o corredor e tambem permite que amigos/familiares e interessados acompanhem o desempenho do atleta(pela  Internet),desde que pague um montante para dispor deste" servico".

 O Competidor masculino mais velho tem 90 anos de idade e feminino 82 anos.Verdade absoluta.
Este ano a estrela maior vem a ser o "Mineiro Chileno" resgatado da mina a poucas semanas. EDISON PENA tornou-se celebridade e ja esta ficando meio arroz de festa, tal o assedio sobre o muchacho.
Os competidores das fotos, foram os que chegaram em Primeiro lugar em suas respectivas divisoes.A ultima foto, mostra o segundo lugar dos competidores masculino.
  A Queniana Edna Kiplatgat, com o tempo de 2:28:20 chegou em primeiro entre as mulheres, o Etiope Gebre Gebremarian com o tempo de 2:08:14 chegou em primeiro entre os homens. Cada um levou um cheque de U$ 130.000.
O nosso Brasileiro, Bi Campeao Marilson Santos chegou em Setimo.Dei meu grito de apoio e apesar do frio foi muito bom participar mais uma vez deste evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário